3 Requisitos básicos para uma embalagem de food service
Antes de criar ou reformular a embalagem de alimentos do seu estabelecimento fora do lar é preciso observar uma série de características que, além de conservar o alimento, proporcione praticidade e uma boa experiência de uso ao cliente. Mas quais são esses requisitos básicos?
1. Praticidade
Embalagens que são difíceis de serem abertas ou que prejudicam o consumidor na hora de comer o alimento certamente somarão pontos negativos para o estabelecimento.
Afinal, ninguém gosta de passar parte do tempo tentando entender como ter acesso à comida – e nem correr o risco de abrir de forma errada e deixar o alimento cair, por exemplo. Então, ao escolher a embalagem dos alimentos, considere como requisito fundamental a praticidade, a facilidade e o prazer da refeição que o cliente terá.
2. Proteção do alimento
Embalagem boa é aquela que protege a comida de qualquer interferência que o meio pode causar ao produto. Então, adquira embalagens que fecham e lacram muito bem os alimentos (mas que ao mesmo tempo sejam fáceis de serem abertas).
Também não se esqueça de escolher um material que seja resistente a líquidos, umidade e que não
amasse com facilidade – preservando, desse modo, todas as qualidades que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura e o sabor do alimento.
3. Tamanho adequado
A embalagem na qual o alimento será servido ou transportado deve ser de tamanho proporcional à porção ou unidades servidas. Embalagem maior do que o necessário fará com que a comida fique solta, se misture ou fique destruída. E se ela for menor, pode causar estragos, vazamentos e desperdício de comida. Considere, portanto, optar por embalagens de vários tamanhos para que cada porção que você serve se adeque melhor
ao produto.
Fonte: Fispal Food Service