Como o setor de papel e celulose contribui para a preservação do meio ambiente

Como o setor de papel e celulose contribui para a preservação do meio ambiente

O papel é um dos poucos produtos verdadeiramente sustentáveis

De acordo com a Two Sides, organização sem fins lucrativos que reúne representantes de comunicação impressa e de silvicultura até impressão de papéis de todo o mundo, a indústria de papel possui cerca de 30 sistemas de certificações respeitados, que garantem que o papel que você utiliza veio de uma fonte sustentável.

A produção do papel apoia a gestão da floresta sustentável

Contrariando o senso comum de que as florestas plantadas são ruins para o meio ambiente, a produção de papel estimula a criação de um ambiente sustentável, que não substitui as florestas naturais, mas contribuem para a recuperação de áreas degradadas, absorvem os gases causadores do efeito estufa e podem ser fontes ambientalmente seguras de energias renováveis e matérias-primas industriais.

O eucalipto auxilia a regenerar florestas nativas

O plantio de eucaliptos auxilia a regeneração de matas nativas. De acordo com estudos, nos eucaliptais existe uma diversidade considerável de espécies de árvores nativas, que podem ser manejadas e transformar-se em novos fragmentos de florestas. Dessa forma, é possível convertê-las em reservas ou Áreas de Preservação Permanente.

O setor de papel e celulose contribui para a preservação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são unidades de conservação de domínio privado, nas quais o proprietário assume a responsabilidade de preservar a fauna e a flora de determinada área para sempre. Isso mesmo. Trata-se de um compromisso eterno.

Representando o setor de papel e celulose, a International Paper possui a quinta maior RPPN do estado de São Paulo. Localizado em Brotas, o local abriga 112 espécies de aves e 12 espécies de mamíferos. Mais uma prova de que sustentabilidade é prioridade na fabricação de papel.

O papel branco é tão sustentável quanto o papel reciclado

No caso do papel, seja ele produzido com 100% de fibra virgem (branco) ou com aparas (reciclado), ambos são igualmente sustentáveis. Os dois produtos têm espaço no mercado, o que dá ao consumidor o direito de optar, de acordo com suas necessidades.

A escolha consciente está em optar por produtos certificados, pois eles possuem políticas claras em respeito ao meio ambiente e à sociedade. A certificação é uma garantia de que o produto respeita o tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Em que posso ajudar?

Busca